Trust the process!: Relembre o “processo” do 76ers
Com o fim da temporada 12/13, o Philadephia 76ers considerou que a melhor opção era iniciar um rebuild. Desde a era Allen Iverson, a equipe não conseguia ter uma estabilidade e sempre que chegava aos playoffs caia na primeira rodada. Sua única ida ao segundo round nesse período ocorreu em 11/12, onde a franquia acabou sendo eliminada pelo Boston em 7 jogos. Com tudo isso e mais uma mudança na estrutura do Phila (saídas de técnico, GM e CEO), viu-se que era hora de começar o processo.
2013/14 — De início, a franquia decidiu investir no draft (nem que para isso tenha que trocar Jrue Holiday, All-Star na temporada anterior) e trouxe Nerlens Noel mais uma escolha de primeiro round que se tornaria Michael Carter-Williams. Como esperado, a equipe teve um péssimo recorde de 19–63 (.252) e teve sua única alegria no rookie MCW, que foi o melhor rookie daquela temporada. (Vale citar também a sua incrível estreia na NBA, onde ele anotou 22pts, 12ast, 7reb e 9stl contra o Miami Heat, campeão da temporada anterior).
2014/15 — O foco no longo prazo teve destaque quando no Draft de 2014 a equipe escolheu os dois bigs Joel Embiid (protagonista do processo, atual franchise player) e Dario Saric, que não iriam poder ajudar por uma lesão no osso navicular e por passar mais algumas temporadas na liga turca, respectivamente. Com mais uma temporada de tank, a equipe finalizou a campanha com um recorde de 18–64 (o segundo pior da história da franquia), além de ter um início de temporada com 17 derrotas seguidas. Ainda sim a equipe não foi a pior da liga, isso graças ao Knicks (17–65) e ao Timberwolves (16–66). Nessa temporada, o ex-ROY Michael Carter-Williams foi enviado para o Bucks. Graças a uma lesão, MCW não conseguiu manter o nível apresentado anteriormente e foi enviado para a franquia de Wisconsin.
2015/16 — Mesmo com a pick 3 (que iria se tornar Jahlil Okafor), a temporada 15–16 conseguiu ser ainda pior que as anteriores. A equipe teve incríveis 27 derrotas consecutivas e com isso deteve o recorde de mais derrotas consecutivas da história dos esportes profissionais. O Philadelphia terminou a temporada com o recorde de 10–72, o terceiro pior da toda a história da NBA, atrás apenas do próprio 76ers em 72–73 (9–73) e do Charlotte Bobcats de 11–12 (7–59). Aquele elenco possuía alguns jogadores conhecidos e que atuam até hoje na NBA, como por exemplo Jerami Grant (Detroit Pistons), Robert Covington (Portland Trail Blazers) e Christian Wood (Houston Rockets).
2016/17 — Essa temporada foi ruim assim como as anteriores, porém tiveram dois pontos importantes nessa temporada envolvendo os futuros dois pilares do processo. Joel Embiid teve uma ótima temporada com 20.2 PPG e conseguiu se estabelecer como um ótimo jogador da liga. Enquanto isso, a equipe foi recompensada pela péssima campanha temporada passada com a primeira pick 1 da era do processo, que virou Ben Simmons, porém acabou não jogando aquela temporada devido a lesão.
2017/18 — A temporada 2017–18 foi quando o 76ers conseguiu finalmente se tornar competitivo. A franquia teve novamente a pick 1, que acabou se tornando Markelle Fultz que até hoje não conseguiu se estabelecer na liga devido ao grande número de lesões e devido a um curioso caso envolvendo sua mecânica de arremesso ( https://emorywheel.com/curious-case-markelle-fultz/ ). Mesmo com todo esse problema girando em torno de Markelle Fultz, a equipe ao mesmo tempo teve a primeira temporada de Ben Simmons na NBA, que contribuiu para a ida da franquia aos playoffs.
Lá, eles até venceram o primeiro round por 4–1 contra o Miami Heat, mas acabaram parando também no jogo 5 contra o Boston Celtics de Kyrie Irving nas semifinais do leste.
2018/19 — A temporada 2018–19 tinha tudo para ser o tão sonhado fim do rebuild com um anel de campeão. O 76ers fez contratações importantes via trade, caso de Jimmy Butler, que saiu do Timberwolves após problemas com a equipe* e Tobias Harris vindo do Los Angeles Clippers**. Com isso, o Philadelphia foi para os playoffs com Simmons, Redick, Butler, Harris e Embiid como starters.
O Philadelphia venceu a primeira série novamente por 4–1, dessa vez contra o Brooklyn Nets. O sonho do 76ers porém foi por água abaixo ao enfrentar o Toronto Raptors de Kawhi Leonard. Após a série ir para o jogo 7, Kawhi desempatou o jogo com uma bola no estouro do relógio depois da mesma quicar 4 vezes no aro antes de entrar. Esse buzzer beater histórico marcou a campanha do titulo inédito do Raptors e acabou com as chances mais reais que o 76ers tinha de ganhar o troféu da NBA.
2019/20 — Mesmo sem Jimmy Butler (que foi para o Heat e lá está até hoje), o 76ers chegava para a temporada 2019–20 para ser championship contender novamente, porém não foi isso que aconteceu. Com uma péssima campanha fora de casa, o 76ers terminou a temporada em sexto e foi para os playoffs com uma campanha bem pior que as duas últimas temporadas.
O 76ers enfrentou o Boston Celtics na primeira rodada dos playoffs e acabou sendo varrido, sofrendo um 4–0 que culminou na demissão de Brett Brown, que era técnico do 76ers desde o inicio do rebuild.
2020/21 — O elenco não mudou muita para essa temporada, porém tivemos algumas chegadas importantes. o guard Tyrese Maxey foi escolhido na vigésima primeira posição do draft e acrescentou muito na rotação da equipe. Junto a ele, Seth Curry chegou em Philadelphia via troca com os Mavericks e encaixou como uma luva, melhorando o arremesso do perímetro da equipe. E para concluir, Doc Rivers chegou para substituir Brett Brown e nessa sua primeira temporada no comando da equipe, levou os mesmos para a primeira posição na temporada regular.
Nos playoffs, a equipe passou primeiro pelo Washington Wizards após uma ótima série de Joel Embiid. No segundo round, o 76ers acabou eliminado pela ótima equipe do Hawks, após uma série bem contestável de Ben Simmons, que ainda possui rumores de troca envolvendo seu nome nessa off-season.
Para essa temporada, o 76ers possui um trabalho mais dificil, considerando que todas as equipes se reforçaram, com destaque para o Lakers de Lebron, AD e Westbrook e o Brooklyn Nets, que seria uma ameaça maior temporada passada. O processo do Philadelphia acabou tornando a equipe competitiva depois de muito tempo, porém não é o suficiente para a torcida, principalmente pelas agoniantes temporadas de tank no início do mesmo.
*76ers recebem: Jimmy Butler e Justin Patton
Timberwolves recebem: Dario Saric, Robert Covington, Jerryd Bayless e uma escolha de segundo round
**76ers recebem: Tobias Harris, Boban Marjanovic e Mike Scott
Clippers recebem: Wilson Chandler, Mike Muscala e Landry Shamet, além de 4 picks até 2023
Originally published at https://merosboleiros.blogspot.com on August 27, 2021.