Linsanity: Por trás do fenômeno

Meros Boleiros
2 min readAug 21, 2021

Possivelmente você já ouviu falar do jogador americano de ascendência chinesa, Jeremy Lin, mas você sabe o que o tornou conhecido? Não foram números mágicos durante toda a carreira, tampouco prêmios individuais e sim o seu estilo de jogo. Desses os tempos de Harvard no college, o jogador já demonstrava instinto e insanidade no seu jogo que o diferenciava dos outros atletas, Lin não era tão forte ou muito alto, mas sua velocidade e seu ritmo de jogo impressionaram muito.

Lin não foi draftado, mas recebeu uma única oferta para atuar na Summer League. O Dallas Mavericks e Donnie Nelson o convidaram para atuar pelo time na liga de verão da NBA, onde ele se destacou e conseguiu um contrato com o Golden State Warriors, porém foi apenas no New York Knicks que o fenômeno veio à tona. O jovem jogador superou o recorde de pontos de Shaq em seus primeiros 5 jogos, anotando fantásticos 136 pontos. Seu estilo de jogo extremamente incisivo encantou o público que criou uma febre em volta do garoto, apelidada de “Linsanity”.

A história foi mágica e os torcedores do New York Knicks aderiram a febre, porém pouco se sabia o que passava na cabeça do jogador. “No início, eu estava eufórico. Foi a melhor sensação da minha vida. Estava entusiasmado, sem palavras. E, ao passo em que a pessoa Jeremy foi transformada no Linsanity, senti-me cada vez mais vazio em meu coração. Eu estava no topo do mundo, na capa da Sports Illustrated como o atleta mais popular do planeta, e percebi que aquilo não era tudo o que pensei que seria”, Lin disse. Muito se questionou na época se haveria vida após a “Linsanity” e no fim das contas, essa sobrevida aconteceu, mas talvez não da maneira que muitos esperavam.

O jogador percebeu que sua carreira não seria apenas um mar de rosas e ele começou a rodar a liga como um bom role player, porém nada perto da atmosfera formada nos seus primeiros jogos. Após o New York Knicks, Lin rodou por Raptors, Rockets, Hornets, Nets, Hawks e uma passagem final novamente pelo Raptors. Lin até ameaçou uma volta para o Golden State Warriors na temporada passada, mas acabou atuando apenas pelo time da G-League da franquia da Califórnia, o Santa Cruz Warriors.

Jeremy, hoje, possui um canal no YouTube onde posta diversos vídeos do seu dia a dia como um jogador de basquete. Mesmo fora da NBA, ele ainda atua profissionalmente e em ótima forma, jogando no basquete da China, representando o Beijing Ducks.

Originally published at https://merosboleiros.blogspot.com on August 21, 2021.

--

--